35 anos de Dedicação Desportiva
O ano de 1984 deu azo a um passo que já vislumbrava há algum tempo por ausência de uma prática desportiva organizada, a norte da Póvoa de Santa Iria, consequência da explosão demográfica que se estava a verificar.
Apesar de já existir uma coletividade no Bairro da Bolonha, a situação mantinha-se em aberto, pois esta, ao tempo, estava mais vocacionada para outras atividades, que não desportivas. Esta situação, acabou por dar corpo à vontade de uns quantos, que nas suas reuniões de convivência já abordavam a possível fundação de um clube, em que a prioridade fosse a prática desportiva amadora. Das palavras passou-se à ação.
As reuniões evoluíram e o numero de praticantes também. A 18 de março de 1984 foi dado o passo final e a partir daí tudo foi célere. Sentiu-se a legalização e nesse mesmo ano a inscrição de uma equipa de futebol 11 sénior na Associação Futebol de Lisboa, para disputar, a tempo, o designado Campeonato de Amadores.
O Clube Académico de Desportos estava em marcha.
Além do futebol 11, o clube apostou no atletismo com bastantes praticantes jovens do bairro da Bolonha e de outros bairros da Póvoa. A nível social, ficaram famosas as festas dos santos populares e bailes da pinha. Com a crescente dinamização do clube, e cuja sede era uma pequena garagem cedida por um sócio, havia a necessidade de um espaço maior. Assim em 1995, o clube deslocou-se para o centro da Póvoa Santa Iria e ficou instalado provisoriamente num pré-fabricado, bem junto à feira semanal da cidade. As mudanças provocaram algumas perdas e o atletismo acabou por se extinguir, assim como o futebol 11. Outros sócios foram aparecendo e ao virar o século, o clube começa apostar na que é até ao momento a sua maior aposta desportiva: futsal. Começando inicialmente a participar nos encontros concelhios do XIRA, os seus diretores cedo perceberam que se podia apostar nesta modalidade recente mas em crescente popularidade. No ano de 2001, o clube inscreve a sua primeira equipa, juvenis, na associação futebol de lisboa e como consequência, no seu primeiro ano, alcança a promoção á divisão maior do distrito. Estavam lançadas as sementes para o futuro. Aos poucos o clube cresceu e vai inscrevendo as suas equipas na associação futebol de lisboa, onde atualmente estão representados todos os escalões etários na vertente masculina (sete) e com onze equipas. Simultaneamente e a partir de 2008, o clube apresenta uma proposta de utilização dos courts da quinta da piedade, que estavam ao abandono, dando a abertura aos cidadãos da prática desportiva desta modalidade, assim como da criação de escola de ténis. Havendo sempre dificuldades na sua gestão, o clube consegue manter a confiança da câmara municipal de Vila Franca de Xira, para a oferta desta modalidade.
Mas o clube não parava de aumentar o número de praticantes e de sócios e não tinha capacidade de ter mais espaços para treinos. Após diversas reuniões com a Câmara Municipal, que sempre soube apoiar e respeitar o trabalho do clube, a 22 de setembro de 2013, surge as atuais instalações: polidesportivo coberto com cinco balneários, rouparia, sala de sócios, secretaria, sala de direção e bar. Em cinco anos o clube aumenta em 150% os praticantes de futsal, torna-se o quarto maior clube a nível nacional em termos de praticantes. Conquista nestes cinco anos, quatro títulos oficiais na Associação Futebol de Lisboa, perfazendo no total de seis títulos. Estas conquistas são de quatro escalões, o que demonstra o trabalho em toda a sua formação.
Simultaneamente melhora as condições da própria sede e polidesportivo, revê pela primeira vez da sua história os seus estatutos, cria um canal televisivo para a transmissões de jogo, prepara-se para ser um dos poucos clubes a ser certificada pela Federação Portuguesa de Futebol.
Desde 2016 organiza a sua Gala desportiva anual onde homenageia os seus atletas, técnicos e sócios. Recebe este ano a medalha de prata do valor desportivo da Câmara Municipal como reconhecimento de todo o seu trabalho. Foi também após estas instalações que o clube conseguiu reativar a seção de atletismo (CAD A CORRER) e com um começo de menos de meia dúzia de atletas, atualmente temos quase vinte praticantes onde correm em diversas provas não só regionais como de várias zonas do país. É uma seção de futuro e sonhamos com a realização de uma prova de atletismo na Póvoa organizada pelo clube.
A construção do site do clube era uma lacuna ainda existente e que agora está preenchida.
O clube é movido pelos seus sócios e pelos seus atletas, e não pretende diminuir a sua ambição e vontade de trabalho. Pretende-se a remodelação do seu espaço desportivo para que o mesmo esteja preparado para receber jogos de futsal a nível nacional. No Académico não se faz comparações com nenhum clube, não somos melhores nem piores que os outros….apenas diferentes: “Uma vez Academista, Academista para SEMPRE.
Marcações: Clube Académico de Desportos, CAD, Desporto, Dedicação Desportiva